“Ou escreves algo que valha a pena ler ou fazes algo acerca do qual valha a pena escrever.” | Benjamin Franklin

sábado, 24 de abril de 2021

O meu 25



(dedicado 
Salgueiro Maia 
herói improvável de Abril)

Numa já distante madrugada
Lisboa foi tomada.

Salgueiro Maia
- e os seus camaradas -
abandonou a parada
derrubou a ditadura
e voltou a casa
sem querer louros de nada.

Fez-se Abril
duma primavera que tarda em surgir.

.....


25.04.1974

(dedicado a Graça Pires e à Liberdade)

eu era cego
e não sabia
era pobre
e não queria
era escravo
e padecia
era triste
e não sorria.

vivia uma prisão
que me feria
sem saber 
da liberdade
que haveria.

até um dia...

dia de liberação
onde um país
rasgou as grades
saiu às ruas
e chamou sua
toda a cidade.

fui feliz nesse dia.

9 comentários:

  1. Comecei um 'post' sobre Salgueiro Maia,
    mas resolvi guardá-lo para o próximo ano.

    Gostei da sua homenagem.
    Um bom dia 25. Abraço cordial.
    ~~~~

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gostaria de ler. Porque aguada um ano se o que terá escrito diz
      respeito a essa figura heróica
      da nossa recente história? Um homem íntegro que bem falta faz.
      Abraço

      Eliminar
  2. Hola Luis!!!Que hermoso tu homenaje!!
    Hay gente integra
    sigue existiendo...tendrían que multiplicarse para hacer un mundo mejor para todos!
    que bueno es dedicar un tiempo de letras para traer a estas personas a la memoria !!
    Besosssss y excelente fin de semana!!!

    ResponderEliminar

  3. 47 anos depois
    o 25 de Abril ainda é uma chama dentro de nós
    alvoroço

    comoção

    saudade

    ResponderEliminar
  4. Salgueiro Maia. O nosso herói de Abril juntamente com os outros capitães. Pode parecer que a Primavera tarda em surgir, mas há sempre um alvoroço em nossos corações neste dia da Liberdade. Apesar de tudo e de nada. Um dia 25 de Abril bom para ti, meu Amigo Luís.
    Muita saúde.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  5. bela homenagem, lindo blog. Estou conhecendo teu blog e já gostei. estou te seguindo e te convido a conhecer e seguir o meu.

    https://mulheresquecorremcomsapos.blogspot.com/

    ResponderEliminar
  6. Em Abril festejamos as memórias vivas
    Abraço

    ResponderEliminar
  7. Belíssima homenagem, caro amigo.
    Deixo um abraço

    ResponderEliminar